Muriaé entra em alerta máximo com risco de transbordamento do Rio Muriaé nesta segunda-feira
Muriaé entra em estado de alerta nesta segunda-feira (05). Após um fim de semana de chuvas intensas que superaram todas as previsões meteorológicas, a Defesa Civil emitiu um alerta urgente: há risco real de transbordamento do Rio Muriaé ainda na tarde de hoje.
Desde a última sexta-feira, a média de chuva na cidade atingiu os 92 milímetros. O volume de água nas cabeceiras dos rios Muriaé, Glória e Preto também ultrapassou os 100 milímetros, provocando uma subida rápida dos níveis, que já atingiram a cota de atenção.
A atenção deve ser redobrada para os moradores de áreas ribeirinhas e encostas. A Defesa Civil destaca pontos específicos de monitoramento:
• Risco de Cheia: Bairros Barra, José Cirilo, Santana, Dornelas, Napoleão e Encoberta.
• Risco de Deslizamento: Devido ao solo encharcado, moradores das áreas altas, como Aeroporto, Joanópolis e São Cristóvão, devem observar sinais como rachaduras em paredes ou inclinação de árvores e postes.
O cenário meteorológico permanece instável. Com mais de 77% do território mineiro sob alerta do Inmet, a previsão para Muriaé nas próximas 24 horas é de chuva moderada e contínua. Ao notar qualquer sinal de perigo ou movimentação de terra, a orientação é abandonar o imóvel imediatamente e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
Da redação da TV Natividade/Rádio Muriaé

