Câmara Municipal de Itaperuna Reprova Contas de 2023 e Ex-Prefeito Fica Inelegível
Na sessão desta segunda-feira (11/11), a Câmara Municipal de Itaperuna reprovou as contas do exercício de 2023 do ex-prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, conhecido como Alfredão. A decisão seguiu o parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).
Nos bastidores, o clima era de expectativa quanto ao posicionamento dos vereadores, principalmente após movimentações políticas envolvendo o deputado federal Murillo Gouvea (UNIÃO), filho do ex-prefeito. Tentativas de articulação política também teriam sido feitas junto ao atual prefeito Nel, em busca de apoio na votação.
A reprovação das contas torna Alfredão inelegível com base na Lei da Ficha Limpa, impedindo-o de concorrer a cargos públicos pelos próximos oito anos, até 2033. A expectativa da base política era lançá-lo como pré-candidato a deputado estadual em 2026.
Essa foi a terceira análise de contas com parecer contrário do TCE – anteriormente, os anos de 2021 e 2022 foram aprovados pelos vereadores, diferentemente do que aconteceu agora.

