Cláudio Castro decreta epidemia de dengue no RJ e anuncia medidas emergenciais de saúde
O Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, decretou, nesta quarta-feira (21), estado de epidemia de dengue em todo o Rio de Janeiro. Em uma coletiva realizada na capital, Castro destacou a gravidade da situação, revelando que mais de 49 mil casos da doença já foram notificados, resultando em quatro mortes. Desde o início do ano é 20 vezes maior que o esperado para o período.
O decreto, que deverá ser publicado até amanhã no Diário Oficial do Estado, visa fortalecer os esforços do governo para lidar com a crise de saúde pública. Em suas declarações, o governador enfatizou a importância dessa medida para garantir que os serviços de saúde tenham os recursos necessários para atender à população com eficácia. “Decidimos decretar a epidemia. Achamos que essa ação é importante para podermos trabalhar com tranquilidade e que não falte nada para a população”, ressaltou Castro.
Além do decreto de epidemia, Cláudio Castro anunciou a criação de um Centro de Operações de Emergência (COEs) dedicado exclusivamente ao tratamento de casos de dengue. O Centro reflete o reconhecimento da gravidade da situação e a necessidade de uma abordagem focada e direcionada para lidar com a crise. “É importante tratar a dengue de uma maneira diferenciada, com foco no tratamento“, afirmou o governador. O COEs fica na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Rio Comprido, na Zona Norte. Haverá ainda a ampliação de salas de hidratação em 22 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) municipais e estaduais.
Diário do Rio