EUA afirmam ter capturado Nicolás Maduro após ofensiva militar na Venezuela
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado (3) que forças americanas realizaram uma grande operação militar na Venezuela e capturaram o presidente Nicolás Maduro, que teria sido retirado do país de avião junto com a esposa. Explosões foram registradas durante a madrugada em Caracas.
Segundo relatos da imprensa internacional, ao menos sete explosões foram ouvidas na capital em cerca de meia hora. Moradores relataram tremores, voos de aeronaves em baixa altitude e falta de energia em algumas regiões, principalmente próximas à base aérea de La Carlota.
O governo venezuelano confirmou que o país sofreu ataques, decretou estado de Comoção Exterior e convocou mobilização nacional. A vice-presidente Delcy Rodríguez afirmou não saber o paradeiro de Maduro e cobrou uma prova de que ele esteja sob custódia americana.
Caracas acusou os EUA de tentarem impor uma mudança de regime e tomar recursos estratégicos, como petróleo e minerais, além de afirmar que poderá exercer o direito à legítima defesa e buscar apoio internacional.

