Fiéis da baixada campista participam de peregrinação na Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Natividade
No último sábado (16/08), um grupo de fiéis da Paróquia São Gonçalo participaram da terceira peregrinação na Diocese de Campos. Uma programação especial foi montada durante a peregrinação a Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Natividade. Os fiéis visitaram a Igreja Matriz Santo Antônio, no distrito de Raposo, em Itaperuna, depois foram ao município de Natividade. Eles também visitaram o Sítio Água Santa, conhecida popularmente como “Santuário das Aparições”. O pároco Pe Fabiano Goulart acompanhou o grupo de peregrinos, que teve a programação encerrada com a Santa Missa, na Igreja Matriz de Natividade. “Estamos como peregrinos neste Ano da Esperança. Na Santa Missa colocamos as intenções de toda a nossa diocese, da nossa querida comunidade paroquial, que Deus possa nos abençoar. Deus abençoe você e a sua família”, disse o Pe. Fabiano.
Atualmente o Sítio Água Santa, em que é mencionado como onde ocorreram as aparições, é administrado pela Associação Nossa Senhora de Natividade. O local, devido ao grande fluxo de fiéis, tem recebido o acompanhamento pastoral da Diocese de Campos, por meio da Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Natividade. O Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco chegou a explicar que o Sítio, ainda não é oficialmente um Santuário, embora seja reconhecido pelas pessoas. Atualmente o município possui a Igreja Matriz que recebeu o título de Santuário há 20 anos. “Um Santuário, que é um lugar de peregrinação, nasce na experiência de fé do povo. A questão é que para ser santuário tem que pertencer a Igreja. A Diocese acompanha os peregrinos que vão até o sítio em romaria, através de Missas e a evangelização dos fiéis”, pontuou Dom Roberto.
Histórico Paróquia – Fundada em 1845 no coração da cidade, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Natividade foi elevada à categoria de Santuário Diocesano em 2003. A porta principal, talhada em madeira maciça de cedro-magno. Posta em um pequeno altar, a imagem em madeira entalhada de Nossa Senhora da Natividade data do século XIX e é original da Espanha.
Da redação da TV Natividade/Comunicação Diocese de Campos
