DESTAQUENOTÍCIAS

Por que Natividade tem esse nome?

Muitas pessoas interessadas pela história de nossa querida cidade se perguntam diariamente, “qual o significado do nome Natividade?”… Bem, como tudo nessa vida, existe um porquê, existe uma história, afinal, não foi essa terra maravilhosa que se “autobatizou”, devemos sempre estar em harmonia com o passado! Pois, o povo que não conhece sua história e seu passado, não terá a chance de construir um futuro melhor. Entender o significado do nome Natividade é entendermos nossas raízes e nosso altíssimo valor cultural.

No século 18, antes do homem branco pisar em Natividade, essa “cidade” era habitada por indígenas da tribo Puri, por diversos animais e possuía uma mata exuberante. Existe até a lenda dos índios Karan e Gola, ao qual originou o nome do rio Carangola (mas essa lenda deixarei para depois)… A nossa história começa em 1821/1831 (a data ainda é uma incógnita):

O desbravador de nossa cidade, José de Lannes Dantas Brandão estava fugindo da polícia de Ponte Nova (MG), pois o mesmo havia atacado o seu superior, por conta deste impasse, Lannes foi considerado um fugitivo na província das Minas Gerais. Anos depois, ele construiu com a ajuda dos seus novos amigos (os índios) sua fazenda, a fazenda São José. Após um tempo, na região vieram estabelecer-se alguns parentes de José de Lannes, seu irmão: Antônio de Lannes, a esposa de Antônio, Maria Altina e mais alguns parentes.

O povoado de Natividade surgiu no dia 08 de setembro de 1853, com Antônio de Lannes, a pedido de sua mulher, Maria Altina, levanta um cruzeiro onde hoje é o CLEN, no mesmo ano foi criada a igreja matriz da cidade, com o nome de “Nossa Senhora da Natividade”. O nome deve-se ao dia da criação do povoado, que foi no dia 08/09, dia da Natividade de Nossa Senhora, uma festa católica, que comemora o nascimento da mãe de Cristo, afinal, Natividade significa “nascimento”, digamos que Natividade “nasceu” no dia 08/09/1853, nossa cidade já é uma senhorinha! Os responsáveis pelo nome de nossa cidade foram o casal Lannes, Antônio de Lannes e sua esposa, Maria Altina. Na foto estão presentes Maria Altina à esquerda e Antônio à direita.
Natividade, a Atenas do Noroeste Fluminense.
Por: João Miguel Soares Arantes.

Deixe um comentário