FOTOSNATIVIDADEREGIÃO

Risco de Incêndios Florestais no Noroeste Fluminense Sobe para Nível Muito Alto

Municípios da região Noroeste Fluminense estão sob risco “muito alto” para incêndios florestais. A mudança ocorreu nesta terça-feira (18) pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (CEMADEN-RJ). É a primeira vez que a região volta a este índice mais elevado desde setembro de 2024.

Em setembro do ano passado, o Noroeste sofria com a estiagem severa e prolongada e sequências de ondas de calor que começaram ainda no final do inverno de 2023 com o El Nino. Na estação chuvosa de 2023/2024, os volumes foram baixos, contribuindo para que a estação seca de 2024 fosse intensa.

Havia expectativa de que o La Nina neste verão trouxesse alívio, conforme prognósticos da Climatempo e do INMET. A chuva até foi abundante e as temperaturas mais baixas em dezembro de 2024 e nos primeiros dias de janeiro deste ano, mas a mudança na direção dos ventos e a aproximação de bloqueios atmosféricos duradouros contrariaram as previsões. Simplesmente a estação chuvosa está novamente seca e extremamente quente. Por exemplo, Itaocara não registra chuva forte há mais de 40 dias. São 17 dias sem nenhuma gota em um mês que deveria ser chuvoso. O acumulado é de 2,5 mm em Itaocara, sendo que a média de fevereiro costuma ser de 165 mm. A vegetação já não está mais tão verde e algumas queimadas já são registradas e com batidas pelos bombeiros.

Para piorar, além da falta de chuvas e da baixa umidade relativa do ar, o calor também segue intenso, com máximas chegando a 40ºC. Para os próximos dias, não deve haver mudança nesse cenário.

Da redação da TV Natividade/Folha Itaocarense

Deixe um comentário