BRASILFOTOS

Anvisa proíbe venda de fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, como medida preventiva, a suspensão da venda, distribuição e uso de determinados lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, todas produzidas pela Nestlé Brasil. A decisão foi publicada na Resolução nº 32/2026, nesta quarta-feira (7).

A ação foi motivada pela possibilidade de contaminação por cereulide, uma toxina liberada pela bactéria Bacillus cereus. Esse agente pode causar sintomas como vômitos intensos, diarreia e até letargia — condição que afeta a disposição, provoca sonolência excessiva e lentidão motora e mental.

Recolhimento voluntário
A Nestlé já iniciou o recolhimento dos produtos tanto no Brasil quanto em outros países. A contaminação foi identificada em fórmulas produzidas em uma fábrica localizada na Holanda, e está relacionada a um ingrediente vindo de um fornecedor global de óleos.
A proibição da Anvisa se aplica exclusivamente a alguns lotes das marcas mencionadas. A recomendação é que os consumidores verifiquem os produtos adquiridos e entrem em contato com a empresa em caso de dúvidas.