DESTAQUEFOTOSINÍCIONOTÍCIASRegião

Carvoaria que operava em desacordo com algumas licenças ambientais é fiscalizada em Laje do Muriaé (RJ)

No último sábado (6), uma operação do Comando de Polícia Ambiental descobriu uma carvoaria ilegal em Laje do Muriaé (RJ), na zona rural. A ação resultou na apreensão de mais de seis toneladas de carvão vegetal, distribuídas em 130 sacos de 50 quilos cada. A operação foi desencadeada por uma denúncia anônima feita ao Linha Verde, um serviço especializado em crimes ambientais.

Os policiais da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano foram até o local e encontraram três fornos ativos, que convertiam madeira em carvão. Além disso, 30 metros cúbicos de lenha, possivelmente de espécies nativas, foram encontrados no local, juntamente com mais sacos de carvão. Não havia ninguém trabalhando no momento da inspeção, e não foram encontradas placas de licenciamento ambiental, apenas dois caminhões estacionados.

Durante a fiscalização, uma mulher, que se identificou como mãe da dona, compareceu e afirmou que o local era uma empresa legal de produção de carvão. Ela apresentou uma licença ambiental válida até agosto de 2031 e um certificado ambiental sem data de expiração. No entanto, os policiais observaram que os fornos, feitos de argila, violavam algumas normas ambientais, principalmente por emitirem fumaça sem controle.

Faltavam também documentos que comprovassem a origem legal da lenha utilizada. Diante da situação, os policiais encaminharam o caso para a 137ª DP – Miracema e solicitaram uma perícia no local.

Os cidadãos do Estado do Rio de Janeiro são incentivados a reportar infrações ambientais ao Linha Verde, que pode ser contatado pelo telefone (21) 2253-1177, pelo número 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado, ou pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”.

Da Redação da TV Natividade com informações Blog Adilson Ribeiro

Deixe um comentário